quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Oh Minas Gerais quem te conhece...

 




Vamos completar a frase: Não esquece jamais! 

"Entre, senta aí, tem um bolo de fubá quentinho, vou pegar o queijo, a gioabada, o pão de queijo. Ahh, o café tá no fogo, já vou passar! Cê gostô?"

Sou do sul de minas, da mesma cidade, desde que nasci, e felizmente sou muito contente com a minha identidade, sou 100% mineira, no sangue e nas veias, carrego essa "mineirice" em todo o meu ser, amo meu estado querido, minha linda Minas Gerais...

É incrível nossa identidade, levamos por onde a gente for, todos reconhecem que somos mineiros, essa caipirice nata. A tradição do cafezinho, do pão de queijo, das expressões uai, ô trem bão, sô, bão tamém, etc. E o jeitão mineiro de ser: cheio dos ditados populares, manias, costumes e também os enormes causos que nunca acabam. Quem é mineiro gosta de contar causo! Eu sou uma contadora de causos, hahaha. Uma coisa específica de mineiros: tudo é logo ali, pertinho, você vai ver nunca chega! E tudo tem que ver com a mão, tem que pegar, cheirar, comer, etc.




 Por onde a gente passa, todo mundo sabe: aquele ali é mineiro. A gente gosta de corguinho, de riozinho, de florzinha, graminha. Minas Gerais é uma grande roça.

Nas cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei, a gente percebe esses traços: a neblina, o friozinho, as chaminés, as montanhas, as Igrejas,  etc. Tudo isso exala essa mineirice nata. 

Bom acho que falei tudo que eu tinha para falar. Compartilhar nossa cultura, nossos costumes, pois isso tudo vem de Deus que é Bão de mais...


sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Entrevista com Jenifer Fraga (psicóloga) aqui no Minha Literaturinha!!!

 

Jenifer e Larissa (A entrevistada e a entrevistadora)


 

1) O que levou você escolher essa profissão?

Bom, não sei ao certo o que me levou a escolher a psicologia como profissão, entretanto desde meus 20 anos já sabia que ela era pra mim. Quando reflito sobre isso chego a conclusão que talvez minha escolha pela psi se baseie em duas questões: a primeira é o fato de poder contribuir para o auto conhecimento e o crescimento pessoal ou profissional de cada pessoa e a segunda é a curiosidade em saber o porque as pessoas fazem o que fazem e como cada pessoa funciona.

 

2). Qual ramo da psicologia você pensa seguir?

Bom, ainda não sei exatamente, pois estou me descobrindo. Mas confesso que gosto muito das áreas de orientação profissional, atendimento clínico e atendimento grupal.

 

3).  Quais os tipos de psicoterapia existentes?

A psicoterapia pode acontecer em vários contextos, vou citar alguns. Psicoterapia de casais e família, Psicoterapia grupal, Psicoterapia Individual, Psicoterapia breve e tem também o Aconselhamento psicológico.

 

4) Todas as pessoas precisam de terapia? Por quê?

Nem todas as pessoas precisam de psicoterapia, mas seria interessante se todas tivessem a oportunidade de fazer. A psicoterapia pode tem duas funções: uma como tratamento para as pessoas que precisam resolver um ou mais problemas e outra como autoconhecimento para as pessoas que querem se conhecer melhor.

 

5). Qual a importância da terapia na infância?

A psicoterapia na infância é importante quando se percebe que a criança precisa de algum tipo de ajuda como: baixo rendimento escolar, dificuldade de relacionamentos com os familiares e amigos, agressividade, timidez, separação dos pais e etc... Assim, a psicoterapia configura-se um espaço para que a criança possa expressar seus sentimentos, medos e angustias sem sofrer julgamentos.

 

6). Quais as áreas que a psicologia pode atuar?

Bom, são diversas áreas. A psicologia está inserida na escola, no trânsito, no esporte, nas comunidades, na clínica, nas empresas, na área jurídica, na área da neuropsicológica e também no âmbito hospitalar.

 

7). Existe idade certa para começar a fazer terapia?

Não. A psicoterapia pode começar em qualquer idade.

 

8). Qual a diferença de psicólogo e psiquiatra?

Pode-se dizer que a diferença entre psicólogo e o psiquiatra começa pela formação. O psicólogo precisa cursar 5 anos de psicologia e depois se especializar na área escolhida e o psiquiatra precisa cursar seis anos de medicina e depois mais dois ou três anos de residência em psiquiatria. Assim, o psicólogo atua com a psicoterapia e tem como principal ferramenta a escuta analítica e já o psiquiatra atua com seu saber médico na área mental e é responsável pela medicação.

 

9) Qual a importância de ter psicólogo na escola?

O psicólogo escolar tem muito a contribuir. Ele pode auxiliar a criança em sua dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento, pode auxiliar os professores no manejo com as crianças, pode realizar reuniões com pais para tirar duvidas sobre os distúrbios de aprendizagem. Enfim, o psicólogo pode oferecer contribuições da psicologia para colaborar com a melhora do ensino aprendizagem.  

 

11) O que é conversado em terapia fica em sigilo?

Sim. O sigilo é uma parte fundamental da psicoterapia, assim o paciente pode falar sobre o que quiser e como quiser sem medo.

 

10) Qual a mensagem que você deixaria para as pessoas que não têm interesse ou não sabem nada sobre a terapia?

A psicoterapia é algo que tem muito a nos ajudar, através dela podemos nos conhecer melhor, tomar melhores decisões, ser uma pessoa melhor. Ao contrário do que muitos pensam psicologia não é coisa de louco. Fazer psicoterapia nos ajuda a sermos melhores e mais confiantes em nós mesmos. Então experimente!!!!!

FIM

Obriagada amiga e até a próxima pessoal!


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Papai do céu

 



Papai do céu 

Sou sua menininha e Ele é tudo pra mim 

É meu Papai,

Meu soberano pai, 

Aquele que cuida de mim 

E de perto de mim nunca sai

Faz carinho na minha cabeça 

Tenho uma foto d'Ele no meu quarto 

No meu oratório,  meu cantinho de orações 

Todo dia encontro Ele lá. 

Ele me espera ansiosamente 

Para batermos longos papos

Um Pai amoroso com sua menininha, 

Sua filhotinha que se amam muito

É ou não é um prelúdio do céu?

Quero seu abraço infinito!

Para sempre...