quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Oh Minas Gerais quem te conhece...

 




Vamos completar a frase: Não esquece jamais! 

"Entre, senta aí, tem um bolo de fubá quentinho, vou pegar o queijo, a gioabada, o pão de queijo. Ahh, o café tá no fogo, já vou passar! Cê gostô?"

Sou do sul de minas, da mesma cidade, desde que nasci, e felizmente sou muito contente com a minha identidade, sou 100% mineira, no sangue e nas veias, carrego essa "mineirice" em todo o meu ser, amo meu estado querido, minha linda Minas Gerais...

É incrível nossa identidade, levamos por onde a gente for, todos reconhecem que somos mineiros, essa caipirice nata. A tradição do cafezinho, do pão de queijo, das expressões uai, ô trem bão, sô, bão tamém, etc. E o jeitão mineiro de ser: cheio dos ditados populares, manias, costumes e também os enormes causos que nunca acabam. Quem é mineiro gosta de contar causo! Eu sou uma contadora de causos, hahaha. Uma coisa específica de mineiros: tudo é logo ali, pertinho, você vai ver nunca chega! E tudo tem que ver com a mão, tem que pegar, cheirar, comer, etc.




 Por onde a gente passa, todo mundo sabe: aquele ali é mineiro. A gente gosta de corguinho, de riozinho, de florzinha, graminha. Minas Gerais é uma grande roça.

Nas cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei, a gente percebe esses traços: a neblina, o friozinho, as chaminés, as montanhas, as Igrejas,  etc. Tudo isso exala essa mineirice nata. 

Bom acho que falei tudo que eu tinha para falar. Compartilhar nossa cultura, nossos costumes, pois isso tudo vem de Deus que é Bão de mais...


2 comentários:

  1. Olá minha “pequerrucha” Larissa,
    Como filho e neto de pais e avós mineiros, conheço as delícias, principalmente da culinária “das Gerais”.
    Deixo aqui o link para de post do ®DOUG BLOG sobre esse jeito particular de falar que só o povo mineiro tem, UAI!

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2017/02/minereis.html

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Larissa querida, tu também tens aquele orgulho forte pela Terra
    em que nasceste, eu conheço bem isso, e como é bom termos orgulho da nossa gente, dos nossos costumes, da nossa força!
    Vem lá do fundo da nossa alma, e é um sentimento muito forte, indomável! rss
    Sou gaúcha e tenho um orgulho grande pela minha Terra, muito forte.
    Acho também linda tua 'Minas Gerais' com todos os costumes, uma arte maravilhosa, uma gastronomia encantadora. Tenho admiração pela pelo teu 'chão'. Pelo povo Mineiro. Aliás, o Brasil é um país maravilhoso, mas precisa fortes ajustes na sua política, nas suas Instituições, e outras coisas mais.
    Aplausos, minha amiga, ama tua Terra cada vez mais!
    Deixo votos de uma feliz semana, muita paz!
    Beijinho.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler e por comentar! Abraços Larissa.