quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Devoção a Nossa Senhora Menina

 




No Convento de São José de Graça, na capital mexicana, residia uma comunidade de monjas concepcionistas, dentre elas tinha uma irmã que se destacava pela humildade e pela simplicidade, era a irmã Magdalena. Exatamente no dia 6 de janeiro de 1840, na festividade dos Santos Reis, enquanto rezava diante do presépio adorando a imagem do menino Jesus, a irmã Magdalena teve a seguinte inspiração: por que não celebrar com cânticos de alegria o nascimento de Maria, como se faz com o menino Jesus? Veio-lhe a mente a imagem de Maria menina sobre nuvens, recém-nascida, deitadinha, vestida como uma rainha, dizendo:


“Concederei todas as graças as pessoas que me pedirem e me honrarem na minha infância, pois é uma devoção muito esquecida”.

Profundamente impressionada, a irmã Magdalena comunicou tudo isso a abadessa Madre Guadalupe, pedindo licença para mandar fazer uma imagem como a que ela tinha visualizado na mente para dar a conhecer a devoção. Mas a Madre não deu importância e pensou: “Se for do agrado de Deus, ela insistirá”.

E assim foi: a irmã Magdalena insistiu muitas vezes e a madre sempre negou. Em um certo dia, enquanto limpava a sacristia do mosteiro, encontrou a cabeça de um anjo que estava quebrada, levou-a à madre e pediu que deixasse fazer com aquela cabeça a imagem da Imaculada Menina. A madre, então, autorizo.

Aprovação do Papa

A irmã Magdalena chamou um escultor, que esculpiu uma linda imagem do tamanho de uma criança recém-nascida. A imagem foi abençoada, e a monja propagou a devoção dentre o povo da cidade do México, que alcançou grandes graças, favores e milagres de Deus, pela intercessão de Maria Menina.

O Papa Gregório XVI aprovou a devoção à infância de Maria, e a enriqueceu-a com indulgências. A partir daí, foram surgindo novenas, orações, tríduos, e o destaque para o dia oito de cada mês, já que a Igreja celebra o aniversário de Maria em 8 de setembro. Em 1859, antes de morrer, a irmã Magdalena pediu a madre Guadalupe que desse prosseguimento a devoção. A madre mandou fazer outra imagem para levar as casas das famílias devotas. Porém, como a imagem não lhe agradou, guardou-a e não levou em frente a devoção.

Oração


Maria, beleza Infantil, Coração de Criança,
Alma Delicada que todos os anjos veneram. Sede a minha inspiração, Menina Pura de Deus Sede a minha força, Encanto do Espírito Santo Sede para mim a Luz que me leva ao céu Maria, menina, ensina-me a amar a Deus como tu o amastes Desde a mais tenra idade Orgulho do Filho de Deus, Rogai por mim e obtenha de Deus a pureza de criança para a minha alma. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e por comentar! Abraços Larissa.